terça-feira, 21 de abril de 2009

SAIBA MAIS SOBRE O CAJU...CAJU AMIGO

CAJU AMIGO

Ele nasceu com o Brasil. Em 1558, bem nos primórdios da nossa história, o monge francês André Thevet, fez a primeira referência ao caju no livro Singularidades da França Antártica, que tratava da ocupação francesa no Brasil. É mais do que provável que os índios tenham batizado a fruta - em tupi, "acá-iu" quer dizer fruto amarelo. O cajueiro se espalhou aos poucos por todo o Nordeste, tornou-se uma das nossas principais árvores nativas e foi levado para as Índias pelos portugueses.Ah, sempre esses portugueses...
A polpa do caju é facilmente perecível. "Em temperatura ambiente, permanece intacta por apenas 72 horas", revela o especialista em Ciência dos Alimentos Willian Figueredo, da Universidade Federal do Ceará. "Mas, armazenada naquelas bandejas de polipropileno dos bons mercados, envolta em filme plástico e estocada a 5°a até 20 dias".
O verdadeiro fruto do cajueiro, quem diria, é a castanha - apreciadíssima como petisco. A polpa almarelada é o pseudofruto. Pode até soar pejorativo mas, na verdade, esse é o nome da haste que sustenta o vegetal. "Quando nasce a castanha é maior do que a polpa. É ela que permite o desenvolvimento da parte amarelada do caju." Conta o agrônomo Vitor Hugo de Oliveira, da Embrapa. "Outra curiosidade: em média, a fruta demora longos 52 dias para crescer".
AGORA AS RECEITAS BÁSICAS DE CAJU
Carne básica de caju
Ingredientes:
10 cajus
2 cebolas médias picadas
1 pimentão sem a pele e sem as sementes picado
2 tomates sem a pele e sem e sem as sementes picados
2 colheres de sopa de molho inglês
Sal, colorífico, pimenta do reino, cheiro-verde agosto
3 colheres de sopa de óleo
Modo de fazer:
Retire as extremidades dos cajus e corte-os em fatias. Em seguida passe-os no processador e esprema em uma peneira até que a fibra fique enxuta. Em uma frigideira anti-aderente, aqueça o óleo e refogue por cerca por cerca de 15 minutos. Aos poucos vá acrescentando os outros ingredientes, mexendo até que todos os temperos estejam bem unmificados.
.............................................................
HAMBÚRGER de CAJU
Ingredientes:
500 gramas de carne básica de caju
2 ovos pequenos
4 colheres de sopa de farinha de trigo
farinha de rosca para polvilhar
Modo de fazer:
Misture bem os três primeiros ingredientes até obter uma massa firme. Polvilhe as formas apropriadas para hambúrger com farinha de rosca e modele-os. Leve à geladeira por mais ou menos uma hora. Retire da forma e frite em manteiga ou margarina bem aquecida. Sirva com pão de hambúrger, alface e tomate.
Bom apetite, colegas!! um abraço

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns mana, sempre bem em tudo que faz, delicia de receita. Beijão.