domingo, 27 de setembro de 2009

O ÊXODO SEGUNDO A BÌBLIA

A saga dos hebreus tem início com seu cativeiro como escravos no EGITO, onde construíam cidades sob as ordens de um faraó cruel e opressivo (Ramsés). Preocupado com o crescimento da população de escravos, temendo uma revolta, o faraó resolveu matar todos os recém-nascidos do sexo masculino. Foi nessa época que nasceu MOISÈS e, para salvá-lo, sua mãe o escondeu em um cesto nas margens do rio Nilo. Ele foi achado pela filha do faraó, que o adotou e o criou no palácio egípcio.
Já adulto, Moisés presenciou um feitor egípcio bater em um hebreu e, revoltado com a injustiça, matou o soldado e fugiu para MIDIÃ.
Durante o tempo que passou em Midiã, Moisés visitou o monte SINAI e viu uma sarça ardente que não se consumia com o fogo. Dela saiu a voz de Deus e lhe disse para tirar os israelitas do Egito,levá-los ao monte Sinai e depois à terra prometida de CANAÃ. Moisés obedeceu. Diante da recusa do faraó em libertar os escravos, Deus lançou dez pragas sobre os egípcios, o que fez com que ele os deixasse ir.
Após terem saído do Egito a caminho do Monte Sinai, o faraó mudou de idéia e mandou seu exército persegui-los. Uma sucessão de eventos extraordinários e milagres permitiu que chegassem ao monte Sinai, onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos. Construíram a Arca da Aliança, onde guardaram as leis firmadas com Deus, e seguiram para lutar e conquistar a terra prometida de Canaã.

Nenhum comentário: